quarta-feira, 4 de junho de 2014

Transtorno do Espectro Autista: Intervenções nas Competências da Comunicação

Este estudo foi realizado para disponibilizar sugestões de intervenções com recursos no apoio de alunos com autismo. A utilização desses recursos por si só não garante o desenvolvimento, mas alcançará se for utilizado com a mediação da interação do aluno com seus pares, já que o autismo apresenta três núcleos de transtornos: qualitativo da relação, alterações da comunicação e da linguagem e a falta de flexibilidade mental e comportamental.
Os recursos que serão apresentados abordarão as alterações da comunicação e da linguagem para os alunos que estão na fase inicial do ensino fundamental. As principais características que evidenciam essas alterações do aluno com autismo são:
  • Presença de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na interação social e comunicação.
  • Prejuízos amplos na interação social, podendo haver também prejuízo nos comportamentos não verbais (contato visual direto, expressão facial, gestos corporais).
  • Prejuízos na comunicação podendo afetar habilidades verbais e não verbais.
  • Atraso ou falta total de desenvolvimento da linguagem falada.
  • Naqueles casos que chegam a falar, pode existir prejuízos na capacidade de iniciar ou manter uma conversação.
  • Uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou uma linguagem idiossincrática (uso peculiar de palavras ou frases não possibilitando entender o significado do que está sendo dito).
  • Quando a fala se desenvolve, o timbre, a entonação, a velocidade, o ritmo ou a ênfase podem ser anormais.
  • As estruturas gramaticais são frequentemente imatura e incluem o uso estereotipado e repetitivo.
  • Perturbação na capacidade de compreensão da linguagem, como entender perguntas, orientações ou piadas simples. 
       Os recursos da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) são indicados para os alunos que não expressam seus sentimentos, suas necessidades, seus conhecimentos, os que apresentam dificuldade na fala, na interação com seus pares.
           A CAA possibilita a construção de novos canais de comunicação, por exemplo a utilização das pranchas de comunicação onde o aluno aponta para o símbolo que lhe interessa. Os símbolos são representados pelos assuntos dos quais pretende falar. As pranchas temáticas são aquelas que abordam os temas, como: escolha as atividades, perguntas, alimentação e outras. Os símbolos são representados pelas ajudas necessárias como: quero dormir, passear, tenho dor, ir ao banheiro e outras. 

                              
VOCALIZADORES
O que é um vocalizador?

        É um recurso eletrônico de gravação/reprodução que ajuda a comunicação das pessoas em seu dia a dia. Através dele, seu usuário expressa pensamentos, sentimentos e desejos pressionando uma mensagem adequada pré-gravada. As mensagens são acessadas por teclas sobre as quais são colocadas imagens (fotos, símbolos, figuras) ou palavras, que correspondem ao conteúdo sonoro gravado.
        A maioria dos vocalizadores grava as mensagens digitalmente e a capacidade de gravação varia de um aparelho a outro. Encontra-se vocalizadores de apenas uma mensagem enquanto outros podem gravar centenas delas. Outra variável intrínseca a este equipamento é o tempo total de gravação normalmente distribuído entre as teclas de mensagem oferecidas no equipamento.
        Em qualquer vocalizador o conteúdo gravado em cada célula é reconhecido através de figuras ou textos aplicados em pranchas de comunicação que ficam sobre as teclas. Quando a tecla de cada figura ou texto é pressionada, sua mensagem pré-gravada é imediatamente reproduzida e com volume ajustável.

Vocalizador GoTalks  leve e robusto, como toda família dos GoTalks. Com a capacidade de gravar e reproduzir 20 mensagens através de 4 teclas grandes dispostas em 5 níveis de gravação. Possui ainda duas teclas dedicadas para mensagens principais, que permanecem constantes mesmo quando as demais trocam de nível. Indicadas para mensagens essenciais, como "Oi" ou "Preciso de ajuda".
     


Vocalizador leve e robusto, como toda família dos GoTalks. Com a capacidade de gravar e reproduzir 30 mensagens através de 6 teclas grandes dispostas em 5 níveis de gravação. Extremamente portátil e fácil de empunhar, podendo ser utilizado pendurado ao pescoço com fita que acompanha o produto.


Vocalizador pequeno e robusto, como toda família dos GoTalks. Com a capacidade de gravar e reproduzir 100 mensagens através de 20 teclas grandes dispostas em 5 níveis de gravação. Possui ainda 5 teclas dedicadas para mensagens principais, que permanecem constantes mesmo quando as demais trocam de nível. Indicadas para mensagens essenciais, como "Oi", "Preciso de ajuda", etc.


2 comentários:

  1. Edisleila, os recursos escolhidos são interessantes e vão de encontro as necessidades de muitas crianças, uma vez que facilitam e promovem novas formas de comunicação, proporcionando momentos significativos de aprendizagem.
    Abraços!
    Carmen.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sugestão do vocalizador, principalmente para crianças autista com comprometimento na comunicação, super dinâmico e bastante lúdico. Parabéns

    ResponderExcluir