Este estudo foi
realizado para disponibilizar sugestões de intervenções com
recursos no apoio de alunos com autismo. A utilização desses
recursos por si só não garante o desenvolvimento, mas alcançará
se for utilizado com a mediação da interação do aluno com seus
pares, já que o autismo apresenta três núcleos de transtornos:
qualitativo da relação, alterações da comunicação e da
linguagem e a falta de flexibilidade mental e comportamental.
Os
recursos que serão apresentados abordarão as alterações da
comunicação e da linguagem para os alunos que estão na fase
inicial do ensino fundamental. As principais características que
evidenciam essas alterações do aluno com autismo são:
- Presença de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na interação social e comunicação.
- Prejuízos amplos na interação social, podendo haver também prejuízo nos comportamentos não verbais (contato visual direto, expressão facial, gestos corporais).
- Prejuízos na comunicação podendo afetar habilidades verbais e não verbais.
- Atraso ou falta total de desenvolvimento da linguagem falada.
- Naqueles casos que chegam a falar, pode existir prejuízos na capacidade de iniciar ou manter uma conversação.
- Uso estereotipado e repetitivo da linguagem ou uma linguagem idiossincrática (uso peculiar de palavras ou frases não possibilitando entender o significado do que está sendo dito).
- Quando a fala se desenvolve, o timbre, a entonação, a velocidade, o ritmo ou a ênfase podem ser anormais.
- As estruturas gramaticais são frequentemente imatura e incluem o uso estereotipado e repetitivo.
- Perturbação na capacidade de compreensão da linguagem, como entender perguntas, orientações ou piadas simples.
Os recursos da Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) são indicados para os alunos que não expressam seus sentimentos, suas necessidades, seus conhecimentos, os que apresentam dificuldade na fala, na interação com seus pares.
A
CAA possibilita a construção de novos canais de comunicação, por
exemplo a utilização
das pranchas de comunicação onde
o aluno aponta para o símbolo que lhe interessa. Os símbolos são
representados pelos assuntos dos quais pretende falar. As pranchas
temáticas são aquelas que abordam os temas, como: escolha as
atividades, perguntas, alimentação e outras. Os símbolos são
representados pelas ajudas necessárias como: quero dormir, passear,
tenho dor, ir ao banheiro e outras.
VOCALIZADORES
O que é um
vocalizador?
É um recurso
eletrônico de gravação/reprodução que ajuda a comunicação das
pessoas em seu dia a dia. Através dele, seu usuário expressa
pensamentos, sentimentos e desejos pressionando uma mensagem adequada
pré-gravada. As mensagens são acessadas por teclas sobre as quais
são colocadas imagens (fotos, símbolos, figuras) ou palavras, que
correspondem ao conteúdo sonoro gravado.
A maioria dos
vocalizadores grava as mensagens digitalmente e a capacidade de
gravação varia de um aparelho a outro. Encontra-se vocalizadores de
apenas uma mensagem enquanto outros podem gravar centenas delas.
Outra variável intrínseca a este equipamento é o tempo total de
gravação normalmente distribuído entre as teclas de mensagem
oferecidas no equipamento.
Em qualquer
vocalizador o conteúdo gravado em cada célula é reconhecido
através de figuras ou textos aplicados em pranchas de comunicação
que ficam sobre as teclas. Quando a tecla de cada figura ou texto é
pressionada, sua mensagem pré-gravada é imediatamente reproduzida e
com volume ajustável.
Vocalizador GoTalks leve e robusto, como toda família dos GoTalks.
Com a capacidade de gravar e reproduzir 20
mensagens através de 4 teclas grandes dispostas em 5 níveis de
gravação. Possui ainda duas teclas dedicadas para mensagens
principais, que permanecem constantes mesmo quando as demais trocam
de nível. Indicadas para mensagens essenciais, como "Oi"
ou "Preciso de ajuda".
Vocalizador
leve e robusto, como toda família dos GoTalks.
Com a capacidade de gravar e reproduzir 30 mensagens através de 6
teclas grandes dispostas em 5 níveis de gravação. Extremamente
portátil e fácil de empunhar, podendo ser utilizado pendurado ao
pescoço com fita que acompanha o produto.
Vocalizador
pequeno e robusto, como toda família dos GoTalks.
Com a capacidade de gravar e reproduzir 100 mensagens através de 20
teclas grandes dispostas em 5 níveis de gravação. Possui ainda 5
teclas dedicadas para mensagens principais, que permanecem constantes
mesmo quando as demais trocam de nível. Indicadas para mensagens
essenciais, como "Oi", "Preciso de ajuda", etc.
Edisleila, os recursos escolhidos são interessantes e vão de encontro as necessidades de muitas crianças, uma vez que facilitam e promovem novas formas de comunicação, proporcionando momentos significativos de aprendizagem.
ResponderExcluirAbraços!
Carmen.
Gostei da sugestão do vocalizador, principalmente para crianças autista com comprometimento na comunicação, super dinâmico e bastante lúdico. Parabéns
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