quarta-feira, 25 de junho de 2014

O MODELO DOS MODELOS”

     Analisando o texto “O modelo dos modelos” de Ítalo Calvino, percebemos que o ser humano reage conforme os modelos que são impostos pela sociedade, isso prejudica o senso crítico pessoal impedindo a autonomia de sua criatividade.
    
    Trazendo uma reflexão para nosso cotidiano escolar percebemos que os educadores não são diferentes, almejam um ensino padronizado dentro dos modelos de educação e esquecem que atualmente vivemos num mundo em que deflagra as diferenças no cotidiano escolar. Precisamos então, dissolver a visão de um modelo único de educação.
     
      O Atendimento Educacional Especializado (AEE) convive com as diferenças na vida acadêmica da aprendizagem do aluno, busca a superação das necessidades específicas nos aspectos impostos pela deficiência que limita ou coloca em situação desvantagem no processo de aprendizagem.
   
     Conhecer as problemáticas e as barreiras enfrentadas pelo aluno é de suma importância, mas precisamos também conhecer e valorizar as suas habilidades, seus desejos, suas preferências em seu cotidiano para realizar as intervenções caso sejam necessárias.



"Educação não transforma o mundo. 
Educação muda as pessoas. 
Pessoas transformam o mundo."
                                                                          Paulo Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário