O professor do AEE é um
articulador sem fronteiras da escola inclusiva. É o que investiga, o que
promove condições para que o aluno aprenda na sua maneira e no seu ritmo, é o
que estimula as habilidades para vencer as barreiras geradas pelas deficiências,
tanto na sala comum como na SRM. Cabe ao professor do AEE identificar,
elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de
acessibilidade e estratégias baseadas nas necessidades específicas do aluno
pautados no plano de ação (PPP e plano de aula) para eliminar as deficiências.
Estas ações exigem esforço, firmeza e envolvimento de todos os que estão
envolvidos no processo da inclusão.
É de suma importância os
estudos de caso para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE, servem
de orientação para elaborar e ainda apontam os alvos (objetivos) a serem
alcançados, os recursos, as atividades a serem desenvolvidas no atendimento de
acordo com a deficiência de cada aluno, bem como o seu contexto histórico. Por
isso, é necessário ter o relato de caso para se elaborar um plano do
atendimento educacional especializado.
As ações do acompanhamento
dos alunos atendidos na SRM são expressas no plano de atendimento educacional
especializado de acordo com a necessidade específica de cada aluno. As ações do
plano são baseadas os estudos de caso especificando o problema a ser
solucionado. Partindo desses requisitos a professora do AEE utiliza dos
recursos específicos à necessidade do aluno. Recursos que sejam facilitadores,
prazerosos que estimulam os aspetos da autoestima, do cognitivo, da linguagem e
no aspecto físico. Agregando as parcerias aos recursos certamente o plano do
AEE contribuirá para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
Atividade: quebra cabeça da festa junina. SRM da Esc. Mun. Santa Tereza de ávila. |
Atividade: psicomotricidade com espumados. SRM da Esc. Mu.n. Santa Tereza de Ávila. |
Atividade: Jogo da memória SRM da Esc. Mun. Santa Tereza de Ávila. |
Atividade: Psicomotricidade com espumados SRM da Esc. Mun. Santa Tereza de Ávila. |
Atividade: Psicomotricidade com espumados SRM da Esc. Mun. Santa Tereza de Ávila Profª Edisleila (AEE) |
Olá Companheira Edisleila!
ResponderExcluirA realização do estudo de caso é algo muito enriquecedor para sitematização e elaboração do plano de ensino na sala de recursos multifuncionais.Evidenciamos isso, mas infelizmente lidamos com um realidade muito pouco favorecida no que diz respeito a saúde pública, ou seja o nosso público na sua grande maioria não possui um digno atendimento médico para realização de diagnósticos que possam contribuir para elaboração do nosso trabalho. Triste realidade não é mesmo?
Abraço!
Renata
Olá Renata!
ResponderExcluirConcordo contigo quando diz que o estudo de caso é muito enriquecedor para a prática do atendimento educacional. Infelizmente o atendimento se esbarra em algumas dificuldades,como a falta de diagnósticos e o desinteresse da família.
Abraço!
Edisleila