domingo, 23 de junho de 2013

ESPECIALIZAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO


       O professor do AEE é um articulador sem fronteiras da escola inclusiva. É o que investiga, o que promove condições para que o aluno aprenda na sua maneira e no seu ritmo, é o que estimula as habilidades para vencer as barreiras geradas pelas deficiências, tanto na sala comum como na SRM. Cabe ao professor do AEE identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias baseadas nas necessidades específicas do aluno pautados no plano de ação (PPP e plano de aula) para eliminar as deficiências. Estas ações exigem esforço, firmeza e envolvimento de todos os que estão envolvidos no processo da inclusão. 

        É de suma importância os estudos de caso para o desenvolvimento do trabalho do professor do AEE, servem de orientação para elaborar e ainda apontam os alvos (objetivos) a serem alcançados, os recursos, as atividades a serem desenvolvidas no atendimento de acordo com a deficiência de cada aluno, bem como o seu contexto histórico. Por isso, é necessário ter o relato de caso para se elaborar um plano do atendimento educacional especializado.

      As ações do acompanhamento dos alunos atendidos na SRM são expressas no plano de atendimento educacional especializado de acordo com a necessidade específica de cada aluno. As ações do plano são baseadas os estudos de caso especificando o problema a ser solucionado. Partindo desses requisitos a professora do AEE utiliza dos recursos específicos à necessidade do aluno. Recursos que sejam facilitadores, prazerosos que estimulam os aspetos da autoestima, do cognitivo, da linguagem e no aspecto físico. Agregando as parcerias aos recursos certamente o plano do AEE contribuirá para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.

Atividade: quebra cabeça da festa junina.
SRM   da Esc. Mun. Santa Tereza de ávila.

Atividade:  psicomotricidade com espumados.
SRM da Esc. Mu.n. Santa Tereza de Ávila.

Atividade: Jogo da memória
SRM da Esc. Mun. Santa Tereza de Ávila.

Atividade: Psicomotricidade com espumados
SRM da Esc. Mun. Santa Tereza de Ávila.

Atividade: Psicomotricidade com espumados
SRM da Esc. Mun. Santa Tereza de Ávila
Profª Edisleila (AEE)




2 comentários:

  1. Olá Companheira Edisleila!
    A realização do estudo de caso é algo muito enriquecedor para sitematização e elaboração do plano de ensino na sala de recursos multifuncionais.Evidenciamos isso, mas infelizmente lidamos com um realidade muito pouco favorecida no que diz respeito a saúde pública, ou seja o nosso público na sua grande maioria não possui um digno atendimento médico para realização de diagnósticos que possam contribuir para elaboração do nosso trabalho. Triste realidade não é mesmo?
    Abraço!
    Renata

    ResponderExcluir
  2. Olá Renata!
    Concordo contigo quando diz que o estudo de caso é muito enriquecedor para a prática do atendimento educacional. Infelizmente o atendimento se esbarra em algumas dificuldades,como a falta de diagnósticos e o desinteresse da família.
    Abraço!
    Edisleila

    ResponderExcluir