sexta-feira, 6 de setembro de 2013

RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: ACIONADORES

RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: ACIONADORES
          

    A tecnologia assistiva é um recurso pedagógico de acessibilidade que colabora na aprendizagem e nas atividades diárias de uma pessoa com deficiência.
       
       Esses recursos selecionados pelo professor do AEE podem ser de alta ou baixa tecnologia. Os recursos de baixa tecnologia são aqueles que o professor de AEE confeccionam e o aluno pode usá-lo tanto na sala de recurso multifuncional , na sala comum ou fora da escola.. Os recursos de alta tecnologia são aqueles que são adquiridos após realizar diagnósticos sobre as necessidades do aluno, cuja indicação é do professor do AEE. Esses recursos deverão ser avaliados e modificados para acompanhar as necessidades que surgem no decorrer do processo das atividades e conforme as dificuldades que provavelmente surgirão.
         
         Os acionadores são recursos indicados pelo professor de AEE, é muito utilizado por pessoas que tem mobilidade reduzida nos membros superiores. Pode utilizar-se de teclados virtuais onde as letras aparecem na tela do computador e são por ele selecionado de várias formas, dependendo de sua habilidade. Os acionadores são constituídos por um contato elétrico que se mantém ligado ao ser pressionado. O usuário poderá controlar seu computador por meio de acionadores, quando estiverem associados a programas específicos que simulam as funções do mouse e do teclado, podem controlar recursos de controle de ambiente, recursos de comunicação alternativa, brinquedos adaptados.
        
         Esses recursos são indicados não somente para pessoas com limitações físicas ou àquelas que necessitam de um acesso simplificado ao computador, como déficits sensoriais. Os dispositivos (chave) que realiza o click do mouse e indica a escolha da letra ou imagens variadas de acordo com necessidade do aluno. Por isso existem vários tipos de acionadores: de pressão, de tração, de piscar, de sopro ou sucção, de contração muscular e por voz.

1.    Acionadores de pressão: são acionadores que funcionam pelo movimento de pressão realizado pelo aluno com o auxílio das mãos, dedos, cabeça, pés ou outras partes do corpo. Existem tipos diferenciados para alunos que utilizam muita força ou para aqueles que possuem movimentos mais suaves.






Mouse sensível ao toque


             
                        
        Orbitrack • Mouse por toque
Pretorian
Diferente de outros dispositivos apontadores, o Orbitrack não necessita dos movimentos das mãos e pulsos, mas apenas do toque de um dedo. Através de seu exclusivo anel de controle, sensível ao toque, permite que o usuário controle a velocidade e a direção do cursor com precisão no apontamento e tudo com apenas um toque suave.
O Orbitrack produz as funções de clique, duplo-clique e arrastar e possui ainda duas entradas traseiras para a conexão de acionadores externos, equivalentes às teclas direita e esquerda do mouse.
Além disso, o Orbitrack possui quatro níveis de velocidade do cursor e permite armazenar os ajustes pessoais para que o computador carregue sempre que for reiniciado.
Instalação Plug&Play • Conexão USB e PS2 (com adaptador incluído) - PC e Mac.

      2. Acionadores de tração: são ativados pelo movimento de puxar. Podem  ser colocados em diferentes partes do corpo, de acordo com a habilidade do usuário, como por exemplo:
·         O cordão será amarrado no pulso, para o movimento de puxar o braço;
·         O cordão será marrado nos óculos, para o movimento de rodar a cabeça;
·         O cordão será amarrado no tornozelo, para o movimento de puxar a perna.




foto do acionador PuxeClik



         3. Acionadores que funcionam com o piscar dos olhos: captam o piscar dos olhos. O            dispositivo deve ser acoplado a uma armação de óculos, com ou sem lentes. Esse tipo de            acionador possui um dispositivo de controle de sensibilidade que deve ser regulado para que não capte o piscar natural dos olhos.          

            





4. Acionadores de sopro ou sucção: esse tem o formato de uma garrafinha, canudo ou tubo, que é colocado na boca com movimentos dos lábios, controla a direção do cursor. Para a esquerda o clique se dá pela sucção e para a direita se dá pelo sopro. É indicado para dificuldades motoras severas, como distrofias ou lesões do tipo tetraplegia.
          

                                                 






5. Acionadores de contração muscular: são capazes de captar a contração muscular e podem ser colocados em qualquer músculo que realize esta ação voluntariamente. Possui um controle de sensibilidade com o qual é possível controlar a intensidade da contração que será percebida como comando.

Quando o usuário faz uma pequena contração muscular, que fecha a chave ativando
o acionador. Pode ser colocado em qualquer segmento do corpo ( testa, mão, pé). O
único incomodo desse tipo de acionador é que ele deve ser fixado a pele com algum
tipo de fita (geralmente se utiliza as mesmas usadas em curativos), mas é uma boa
alternativa para pacientes com pouca força muscular.